Divórcio à distância online
Quando o assunto é divórcio a distância , tendo em vista o desgaste natural do tema e as preocupações com o contato com o ex-cônjuge, uma questão bastante procurada é a possibilidade de formalizá-lo à distância.
Até porque, algumas vezes, os ex-cônjuges não mais residem no mesmo lugar, ou se separaram de fato há muitos anos e levam vidas completamente distintas à época do antigo casamento.
Diante disso, informa-se que, para facilitar a resolução da questão, é possível que o divórcio seja realizado de forma online, contido, ainda precisa cumprir algumas formalidades exigidas e observar algumas questões como partilha de bens, pensão alimentícia, guarda de filhos, direito de visitas e regime de convivência entre pais e filhos, dentre outros.
No entanto, o divórcio a distância online é possível ainda que o interessado não resida no Brasil. Essa modalidade é realizada diretamente em cartório, ou, judicialmente em caso de filhos menores, porem deve ser de forma consensual. Não será necessário o ingresso de ação judicial para realizar a dissolução do casamento, tornando o procedimento mais rápido e menos oneroso, quando não há filhos.
Para isso, primeiro é necessário que cada um dos cônjuges obtenha um certificado digital, o que pode ser feito em qualquer tabelionato de notas, de forma gratuita.
Uma vez obtido este certificado, o divórcio poderá ser feito via chamada de vídeo, na qual o tabelião irá ler os termos da escritura de divórcio, que é previamente elaborado por um advogado e aprovado pelos cônjuges, e ao término será assinado por todos os integrantes da chamada por meio do certificado digital.
O acompanhamento por advogado é também obrigatório nessa modalidade.
Entre em contato com nosso advogado especialista em direito internacional de família clicando aqui
Para mais artigos sobre divórcio clique em https://www.msbadvocacia.com.br/regime-de-bens/
Homologação de sentença estrangeira de adoção ou divórcio clique aqui