Como morar em Portugal sendo aposentado?
[:pt]
Como morar em Portugal sendo aposentado?
O Visto de rendas próprias ou Visto D7
Portugal tem uma lei para receber cidadãos aposentados do mundo inteiro que desejam viver aqui, desde que tenham rendimentos suficientes.
Quem procura Portugal depois de se aposentar, busca qualidade de vida. O país concede vistos para aposentados de todo o mundo que tenham rendimentos suficientes e que consigam se manter no país com sua própria aposentadoria, aplicações financeiras ou rendimentos de bens e imóveis. O valor mínimo da aposentadoria deve ser o salário mínimo vigente no país.
Os familiares que vierem junto para Portugal entram como Agrupamento Familiar em todos os tipos de vistos. Para isso é preciso comprovar que tem condições financeiras de ter dependentes, e dar entrada no processo.
Inclusive tem benefícios fiscais de isenção de impostos! Entenda como funciona o processo para que os aposentados brasileiros possam morar em Portugal e saiba todas as vantagens de ser estrangeiro aposentado em Portugal, além da qualidade de vida, claro.
O aposentado deve solicitar um visto de Residência para reformados ou titulares de rendimentos junto ao Consulado de Portugal.
Quanto preciso ter de renda para viver aposentado em Portugal?
Para que seu visto de residência como aposentado em Portugal seja aprovado, é preciso satisfazer alguns fatores mínimos, e um deles é o valor da aposentadoria por mês.
O valor mínimo varia de acordo com a quantidade de pessoas no agregado familiar que vai se candidatar para morar em Portugal.
Os valores de aposentadoria para viver em Portugal
- 1º adulto – 100% do salário mínimo vigente
- 2º adulto – 50% do salário mínimo vigente
- Cada criança – 30% do salário mínimo vigente
Por exemplo, um casal aposentado com uma criança menor de idade precisaria ter um rendimento mínimo de €909 (180% do salário mínimo vigente) para aplicar o agregado familiar para o visto de residência, considerando o salário mínimo de €505 em 2015.
A obtenção do visto não é automática, e quanto mais recursos financeiros você tiver, maior a probabilidade de sucesso.
Isenção de IRS na aposentadoria de estrangeiros e vantagens
Em 2013, Portugal criou o status de “residente não habitual”, que permite ao aposentado estrangeiro ter isenção de impostos durante dez anos.
Para fazer parte desse programa é preciso residir pelo menos 6 meses por ano em Portugal sem exercer atividade lucrativa, alugar apartamento em Portugal ou comprar imóvel em Portugal e não ter sido residente fiscal em Portugal nos cinco anos anteriores. Sem dúvida não pagar impostos por 10 anos é um grande atrativo para ser um estrangeiro aposentado em Portugal.
Uma outra grande vantagem de ser aposentado em Portugal, é o sistema de Saúde Pública em Portugal, que vai te custar muito menos do que qualquer plano de saúde no Brasil e tem excelente qualidade.
Quero morar em Portugal
Se você já tomou a decisão e quer se mudar para Portugal, então chegou a hora de colocar o plano em prática. O processo pode ser um pouco burocrático e buscar informações por aí pode ser um risco.
Entre em contato conosco e marque sua consultoria jurídica.
Somos especialistas na área do Direito Internacional, com enfoque em cidadanias, imigração para a Europa e EUA, Homologação de sentença de divorcio e adoção, divorcio direto no Brasil, dentre outros.
Fonte: Eurodicas
https://msbadvocacia.com.br/2018/06/tipos-de-visto-para-portugal/
https://msbadvocacia.com.br/2016/08/dupla-nacionalidade-cidadania-portuguesa/[:]