Cidadania Portuguesa
O processo de cidadania Portuguesa feito diretamente por Portugal, é mais rápido e simples, demorando uma média de 3 a 8 meses para ser concluído.
Filhos de portugueses
A modalidade mais simples para obtenção da nacionalidade portuguesa é em relação aos filhos de portugueses que basta obter a documentação necessária e o português não precisa estar vivo para o filho ter direito. O processo também se processa com maior celeridade.
Netos de portugueses
Quanto aos netos de portugueses, haverá 2 (duas) possibilidades para obtenção da nacionalidade: se o filho(a) do português estiver vivo, o processo é feito em escada (primeiro o filho do português solicita e depois o neto). Caso o filho do português esteja falecido, será necessário que o neto comprove vínculos com Portugal, conforme as exigências da lei portuguesa. Esses vínculos devem ser comprovados por meio documental.
Bisnetos de portugueses
Para este caso segue o mesmo raciocínio do caso de netos de portugueses. Para os bisnetos e tataranetos terem o direito, todos os descendentes precisam estar vivos e tirar um a um. Caso contrário, eles terão que comprovar vínculos com Portugal.
Cônjuge de português
Para obtenção da cidadania a partir do seu cônjuge, será necessário que tenham no mínimo 3 (três) anos de casado(a) ou de união estável (caso tenham um filho em comum que já seja português), ou 5 (cinco) anos, se não tiverem filhos.
“A MSB Advocacia trabalha com assessoria em pedidos de residência e cidadania portuguesa. Entre em contato e marque uma consultoria jurídica especializada.”