A internacionalização da empresa
A internacionalização da empresa consiste em sua participação ativa nos mercados externos. Com a eliminação das barreiras que protegiam, no passado, a indústria nacional, a internacionalização é o caminho natural para que as empresas brasileiras se mantenham competitivas. Se as empresas brasileiras se dedicarem exclusivamente a produzir para o mercado interno, sofrerão a concorrência das empresas estrangeiras dentro do próprio país. Por conseguinte, para manter sua participação no mercado interno, deverão modernizar-se e tornarem-se competitivas em escala internacional.
A atividade exportadora, contudo, não é isenta de dificuldades, até mesmo porque o mercado externo é formado por países com idiomas, hábitos, culturas e leis muito diversos, dificuldades essas que devem ser consideradas pelas empresas que se preparam para exportar.
As empresas podem participar do mercado internacional de modo ativo e permanente ou de maneira eventual. Em geral, o êxito e o bom desempenho na atividade exportadora são obtidos pelas empresas que se inseriram na atividade exportadora como resultado de um planejamento estratégico direcionado para os mercados externos.
O planejamento estratégico envolve questões como pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, itens que devem ser previamente analisados. A seleção dos mercados nos quais a empresa atuará também deve ser feita com base em pesquisas e em mercados prioritários.
A pesquisa de mercado é a maneira certa de a empresa iniciar atividades e obter sucesso no mercado internacional. A exportação está baseada no tripé: pesquisa – promoção comercial (feiras e missões comerciais) – persistência aliada à visão de longo prazo.
Etapas de internacionalização da empresa
As empresas podem ser classificadas segundo as seguintes categorias, que revelam as etapas do caminho a ser percorrido até se transformarem em exportadoras ativas:
a) não interessada – mesmo que eventualmente ocorram manifestações de interesse por parte de clientes estabelecidos no exterior, a empresa prefere vender exclusivamente no mercado interno;
b) parcialmente interessada – a empresa atende aos pedidos recebidos de clientes no exterior, mas não estabelece plano consistente de exportação;
c) exportadora experimental – a empresa vende apenas aos países vizinhos, pois os considera praticamente uma extensão do mercado interno, em razão da similaridade dos hábitos e das preferências dos consumidores, bem como das normas técnicas adotadas;
d) exportadora ativa – a empresa modifica e adapta seus produtos para atender a mercados no exterior. A atividade exportadora passa a fazer parte da estratégia, dos planos e do orçamento da empresa.
Considerações importantes sobre a internacionalização da empresa:
As empresas brasileiras interessadas em transformar-se em exportadoras ativas devem ter, entre outros, os seguintes cuidados:
a) para a conquista do mercado internacional, as empresas não devem considerar a exportação como atividade esporádica, vinculada às flutuações do mercado interno. Parcela de sua produção deve ser sistematicamente destinada ao mercado externo;
b) a empresa exportadora deverá estar em condições de atender sempre às demandas regulares de seus clientes no exterior;
c) a concorrência internacional é derivada, entre outros fatores, da existência de maior número de exportadores do que de importadores. No mundo, outros fornecedores potenciais buscarão conquistar os mercados já ocupados pelas empresas brasileiras;
d) os exportadores brasileiros devem saber utilizar plenamente os mecanismos fiscais e financeiros postos à sua disposição pelo Governo, a fim de aumentar o grau de competitividade de seus produtos; e
e) todas as comunicações recebidas de importadores externos devem ser respondidas, mesmo que, em determinado momento, o exportador não tenha interesse ou condições de atender aos pedidos recebidos. O bom diálogo com os importadores, tanto efetivos como potenciais, prepara o campo para vendas futuras.
Para saber sobre nossa expertise em internacionalização da empresa clique aqui.
Fonte: Governo Federal