Temos 8 dúvidas mais comuns sobre pensão alimentícia e resolvemos compartilhar nesse post para esclarecê-los, e, caso queiram mais esclarecimentos basta entrar em contato conosco para agendamento de uma consultoria jurídica.
1. Como faço para passar a receber a pensão alimentícia?
O primeiro passo é conseguir um papel do juiz determinando o valor que o ex deverá pagar. Leve os seus documentos e os da criança até o advogado, para que ele entre com um pedido judicial. O juiz já fixará os “alimentos provisórios”, um valor que o pai será obrigado a pagar até o processo terminar. Se o ex tiver emprego, o juiz mandará uma ordem para que o valor da pensão seja descontado da folha de pagamento dele.
2. Ele já foi obrigado pelo juiz, mas não paga a pensão alimentícia. E agora?
É hora de entrar com um segundo processo, que serve para cobrar o valor que o juiz determinou. Você só consegue entrar com essa ação depois de três mensalidades não pagas. Primeiro, ele será intimado a pagar os atrasados em 72 horas. Se não fizer isso, poderá ficar preso por até 90 dias.
3. Ele já deve bem mais que três meses de pensão alimentícia. Se for preso, terá que pagar tudo o que deve?
Não. O juiz só pede a prisão para resolver os três últimos meses não pagos. Para dívidas mais antigas, o juiz pode pedir a penhora de bens ou até do salário do pai da criança, mas aí o processo é mais difícil e demorado. Por isso, não dê bobeira: entre com o processo de cobrança logo no terceiro mês de inadimplência… É a garantia de que você conseguirá reaver todo o dinheiro sem precisar entrar em processos jurídicos muito longos e desgastantes.
4. Ele foi preso, e a família caiu em cima de mim para eu perdoar a dívida da pensão alimentícia. O que eu faço?
Não ceda. É comum familiares e amigos próximos acharem a prisão absurda, mas lembre-se: você está defendendo um dinheiro que não é para você, mas para o bem-estar do seu filho.
5. Ele me ameaçou para retirar o processo de pensão alimentícia. E agora?
Vá até a delegacia e faça um boletim de ocorrência por um crime chamado “coação no curso do processo”. Prefira sempre procurar uma Delegacia da Mulher e, se a ameaça for grave, solicite ao delegado um pedido de medida protetiva, para que ele seja impedido pelo juiz de se aproximar de você. Mas não ceda às chantagens.
6. Ele está desempregado… Posso pedir pensão alimentícia?
Deve pedir. Os juízes entendem a pensão para os filhos como item de primeira necessidade e sempre fixam um valor, mesmo que pequeno, para o pai pagar.
7. Ele está ganhando mais. Posso pedir aumento da pensão alimentícia?
Sim. Você precisa entrar com um novo pedido ao juiz, explicando os motivos do reajuste de valor.
8. Posso pedir pensão alimentícia antes de o filho nascer?
Sim. Desde 2008 os “alimentos gravídicos” devem ser garantidos pelo pai durante a gravidez. Será preciso reunir indícios da paternidade, como provas da união estável entre vocês.
Tags: ação de alimentos, adoção de adultos, advocacia Brasilia DF, advocacia correspondente, advocacia de familia df, advocacia de familia e sucessoes, advocacia divorcio DF, advocacia internacional, advocacia inventario, advocacia recursos, advocacia stf, advocacia stj, advogada de familia, advogado consultor visto Brasilia DF, advogado de família DF, advogado deportacao, advogado divorcio, advogado exoneração de alimentos, advogado expulsão estrangeiro, advogado extradicao, advogado guarda compartilhada, advogado guarda de filho, advogado imigração, advogado medidas compulsórias, advogado pensao alimenticia, advogado pensao de alimentos, advogado revisão de alimentos, advogado revogacao de expulsão, advogado separacao, advogado visto de investidor, advogado visto permanente, casar na suiça, casar no brasil, direito civil, Direito de Família, direito de familia em brasilia, divórcio no Brasil, escritorio advocacia inventario, escritorio de advocacia direito de família, especialista direito civil, especialista direito de familia, exoneracao de alimentos, imigracao brasil, investidor brasil, investidor estados unidos, investidor eua, investidor europa, investidor usa, investimentos, pensão alimentícia, pensao alimenticia advogado, pensao alimenticia advogado df, pensao de alimentos, registro casamento realizado no exterior, repatriação de recursos, revisão de alimentos